Documents

o Mundo Romano No Apogeu Do Império

Description
o Mundo Romano No Apogeu Do Império
Categories
Published
of 14
All materials on our website are shared by users. If you have any questions about copyright issues, please report us to resolve them. We are always happy to assist you.
Share
Transcript
  O MUNDO ROMANO NO APOGEU DO IMPÉRIO O MEDITERRÂNEO ROMANO NOS SÉCULOS I E II  Expansão de Roma  A cidade de Roma situa-se na Península Itálica e foi fundada em meados do século VIII a. C.. Inicialmente era um pobre povoado de pastores e camponeses, mas entre os séculos IV a. C. e II d. C., impôs o seu domínio em toda a península e, mais tarde, a todo o Mediterrâneo e algumas regiões da Europa, formando um grande império. Motivos da expansão romana:      segurança : ao princípio, os Romanos tiveram que se defender dos ataques  dos seus vizinhos e, para não serem derrotados, tiveram de os submeter    motivações económicas : ao conquistarem territórios os Romanos ficavam com os seus bens e riquezas (produtos agrícolas, minérios, escravos, etc.)    motivações sociais : novos cargos para os militares, novos mercados para os homens de negócios e novas propriedades rurais para os colonos    ambição dos seus chefes : os chefes políticos procuravam honra e glória através de novas conquistas Integração dos povos dominados  Os Romanos procuraram transmitir a sua civilização aos diferentes povos que faziam parte do Império de forma a promover a sua integração e desenvolver as regiões mais atrasadas.  Instrumentos de integração:      exército poderoso : depois da conquista, as legiões de soldados mantiam-se nas terras conquistadas para garantir a paz –   pax romana  (paz armada com o exército a controlar qualquer tentativa de revolta)    estabelecimento da administração pública : os habitantes passaram a ser governados por autoridades administrativas locais e a obedecer ao poder central –  o poder do imperador      direito romano : todos os habitantes do Império tinham que seguir as mesmas leis romanas    o latim : língua oficial que passou a ser falada na maior parte das populações do Império    vasta rede de estradas : ligava todas as regiões do Império    direito de cidadania : privilégio que aos poucos passou a ser alargado a todos os habitantes do Império, tornando-os cidadãos, adquirindo assim o direito de voto e proteção legal  Pouco a pouco, os povos conquistados absorveram a língua, a religião, a cultura e os costumes dos romanos. A esta influência exercida pela civilização romana aos povos conquistados chama-se romanização . Economia  A civilização romana foi essencialmente uma civilização urbana. Milhões de pessoas viviam em cidades, que eram ativos centros económicos e administrativos. Nos séculos I e II, o Império romano atravessou um período de tranquilidade e prosperidade. Toda a vida económica teve um grande desenvolvimento, em particular:    a agricultura : produzia trigo e vinha    o artesanato : desenvolvimento da cerâmica, têxteis e metalurgia    a exploração mineira      a pesca      a extração de sal  
We Need Your Support
Thank you for visiting our website and your interest in our free products and services. We are nonprofit website to share and download documents. To the running of this website, we need your help to support us.

Thanks to everyone for your continued support.

No, Thanks
SAVE OUR EARTH

We need your sign to support Project to invent "SMART AND CONTROLLABLE REFLECTIVE BALLOONS" to cover the Sun and Save Our Earth.

More details...

Sign Now!

We are very appreciated for your Prompt Action!

x