Documents

Experimento III - Destilação Fracionada

Description
Trabalho sobre destilação fracionada da UFRN
Categories
Published
of 11
All materials on our website are shared by users. If you have any questions about copyright issues, please report us to resolve them. We are always happy to assist you.
Share
Transcript
  UNIVERSIDADE   FEDERAL   DO   RIO   GRANDE   DO   NORTE   CENTRO   DE   TECNOLOGIA   DEPARTAMENTO   DE   ENGENHARIA   QUÍMICA   DEQ   0516-   LABORATÓRIO   DE   OPERAÇÕES   UNITÁRIAS   I   Destilação fracionada   Docente: Eduardo Lins de Barros Neto   Participantes: Erimar Fernandes   Matheus Romano Murilo Maioli NATAL - RN   Dezembro de 2016    1. Introdução Assim como a destilação diferencial, a fracionada é um processo físico de separação, logo, não existe ocorrência de alteração química dos constituintes processados. Dessa forma, as propriedades físicas dos constituintes separados não são modificadas. É uma operação de separação de misturas a partir de vaporizações e condensações sucessivas, aproveitando as diferentes volatilidades das substâncias, portanto, o processo só ocorrerá caso os diferentes componentes da mistura possuam pontos de ebulição diferentes. Durante a destilação, ocorre transferência simultânea de massa do líquido pela vaporização e do vapor pela condensação e o vapor produzido através da mistura líquida possui os mesmos componentes da mistura srcinal, a diferença é que em quantidades relativas diferentes. Sendo assim, na coluna de destilação a diferença de gravidade entre a fase líquida e vapor permite recolher essas fases separadamente. Além disso, é possível o enriquecimento da parte vaporizada, com as substâncias mais voláteis e da parte condensada com os menos voláteis no líquido. O maior e principal exemplo de aplicação a nível industrial dessa operação são as refinarias, em que a unidade de destilação é a primeira etapa do processamento cujo petróleo é separado em misturas complexas de componentes, chamadas de frações de petróleo (crackeamento).  2. Objetivo E stimativa da razão de refluxo r = L’/V de uma destilação diferencial com fracionamento de uma mistura etanol/água utilizando as equações do balanço de massa da destilação diferencial com fracionamento.  3. Fundamentação Teórica Conforme dito na introdução, a destilação fracionada é baseada nos diferentes pontos de ebulições dos componentes para separar misturas homogêneas. Diferentemente da destilação simples, nessa há um termômetro no balão de destilação, para que se possa saber o término da destilação do líquido de menor ponto de ebulição. Será possível identificar o término da destilação do líquido de menor ponto de ebulição quando a temperatura voltar a se elevar rapidamente. A destilação diferencial é um processo de separação que ocorre sobre a curva de líquido saturado do equilíbrio líquido-vapor, a partir de vaporizações e condensações sucessivas. O processo pode ser analisado através de um diagrama de fases mostrando as sucessivas mudanças de estado entre líquido e vapor de uma mistura binária: Figura 1  –  Diagrama de fases para uma destilação fracionada de uma mistura binária Balanço de massa do componente mais volátil: Massa acumulada = entrada  –  saída
We Need Your Support
Thank you for visiting our website and your interest in our free products and services. We are nonprofit website to share and download documents. To the running of this website, we need your help to support us.

Thanks to everyone for your continued support.

No, Thanks
SAVE OUR EARTH

We need your sign to support Project to invent "SMART AND CONTROLLABLE REFLECTIVE BALLOONS" to cover the Sun and Save Our Earth.

More details...

Sign Now!

We are very appreciated for your Prompt Action!

x